Conheça alguns tipos de estacas

A fundação estaca, em geral, é indicada para solos com pouco resistência, como, por exemplo, nos aterros. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações.

As estacas fazem parte dos elementos estruturais e podem ser feitas com diversos materiais, como aço, concreto, madeira, entre outros. As mais comuns são escavadas e moldadas no local da obra e feitas com concreto armado.

Vale salientar que, para transmitir as cargas da edificação para o solo, esta fundação é feita de duas formas: pelas laterais da estaca (resistência de fuste) e pela ponta. Atenção, pois, neste tipo de fundação não há descida de operários.

Existem vários tipos de estacas, classificadas segundo a maneira como são inseridas no solo (cravada ou escavada), se são pré-moldadas ou produzidas in loco, classificadas de acordo com o seu material. Algumas delas são:

  •          Estaca mega cravada;
  •          Estaca prancha;
  •          Estaca pré moldada de concreto cravada;
  •          Estaca broca;
  •          Estaca hélice contínua;
  •          Estaca Strauss, entre outros.

Por fim, diante de todos os fatores expostos, podemos concluir que é um trabalho que deve ser executado por profissionais qualificados. Por isso, recomenda-se que se pesquise por empresas especializadas que fornecerão o suporte adequado, bem como tirarão todas as suas dúvidas, com presteza e atenção. Atente-se, pois, nem sempre pagar caro por um serviço é sinônimo de qualidade e a segurança garantida. Além disso, ao escolher uma empresa especializada no assunto, estabeleça uma relação de transparência e comprometimento para que todos os prazos estipulados sejam cumpridos a risca.

Postagem criada em: 09/02/2022 - 11:35


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.