Detalhes de como regularizar sua CNH

O segredo para CNH Cassada como regularizar é uma grande dúvida para muitos condutores que estão passando por essa situação.

Depender integralmente do transporte coletivo brasileiro, de meios como Uber ou 99 Táxi ou, até mesmo, de caronas de amigos não é uma saída viável para todas as situações.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é, dessa forma, conhecendo as leis de trânsito e trafegando de acordo com o que elas dispõem.

De acordo com o artigo 22 do Código de Trânsito, essa é uma das competências do órgão executivo de trânsito de cada estado.

O órgão competente por realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, reciclagem e suspensão, além de expedir, suspender e cassar a CNH, é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

É ele, portanto, que vai ser o ponto de contato do motorista, caso ele queira recorrer ou simplesmente entregar o documento e cumprir a penalidade.

Primeiro, com a abertura do processo de cassação, é expedida uma notificação para o endereço do motorista.

A partir daí, o condutor apresenta a defesa prévia, expondo os motivos pelos quais a penalidade não deve ser imposta.

O DETRAN analisará a defesa, assim como os fatos registrados no auto de infração que culminou no processo, e decidirá se cassa ou não a CNH.

Caso decida cassá-la, não significa que o condutor perderá imediatamente o direito de dirigir.

Só depois de julgado e indeferido esse recurso é que o condutor deverá entregar o documento de habilitação ao Detran. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos.

Postagem criada em: 22/11/2022 - 08:26


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.