Ensaio não destrutivo. Saiba mais:
A inspeção por partículas magnéticas é um método NDI simples usado para detectar rachaduras na superfície de materiais ferromagnéticos, como aços e ligas à base de níquel.
O processo de inspeção começa com a magnetização do componente. A superfície é então revestida com pequenas partículas magnéticas, que geralmente é uma suspensão seca ou úmida de depósitos de ferro. Rachaduras de superfície ou poços de corrosão criam um campo de vazamento de fluxo no componente magnetizado.
Em uma inspeção de partículas magnéticas, uma corrente magnética é aplicada ao material de inspeção. Os técnicos realizam esta etapa inicial usando uma série de técnicas de magnetização. Técnicas comuns incluem o uso de um jugo eletromagnético para criar correntes elétricas, sondas de fluxo de corrente, cabo adjacente e um ímã permanente. Essas técnicas se enquadram em magnetização direta ou indireta.
Para magnetização direta, o técnico passa a corrente magnética através do material a ser testado. A magnetização indireta requer que o técnico crie um campo magnético a partir de uma fonte externa em vez de aplicar uma corrente magnética diretamente através do material. Uma vez que a corrente magnética é aplicada, ela viaja através do material e indica quaisquer defeitos com base em seus comportamentos.
Se um material estiver livre de defeitos, o campo magnético será transferido sem interrupções ou descontinuidades. Se houver defeitos, o campo magnético se reúne no ponto defeituoso e se espalha de lá. Essas distorções tornam-se campos de vazamento de fluxo, que são secundários ao campo magnético inicial que o técnico criou.
Depois que o campo magnético for aplicado, o inspetor aplicará partículas magnéticas através da superfície do material. Essas partículas se coletarão nos campos de vazamento de fluxo e as tornarão visíveis ao olho humano. Inspetores normalmente usam partículas com cor fluorescente ou preta para tornar os defeitos óbvios. Consulte um profissional para saber mais.
Postagem criada em: 26/10/2022 - 10:40
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.