Ensaios não destrutivos com empresas CRC!
Os ensaios não destrutivos ultrassom, também conhecido como NDT ultrassônico ou simplesmente UT, é um método de caracterização da espessura ou estrutura interna de uma peça de teste através do uso de ondas sonoras de alta frequência.
Em aplicações industriais, o teste ultrassônico é amplamente utilizado em metais, plásticos, compósitos e cerâmicas. Os únicos materiais de engenharia comuns que não são adequados para testes ultrassônicos com equipamentos convencionais são produtos de madeira e papel. A tecnologia ultrassônica também é amplamente utilizada no campo biomédico para diagnóstico por imagem e pesquisa médica.
Ondas sonoras de alta frequência são muito direcionais, e viajarão através de um meio (como um pedaço de aço ou plástico) até encontrarem um limite com outro meio (como o ar), momento em que refletem de volta à sua fonte. Analisando essas reflexões é possível medir a espessura de uma peça de teste, ou encontrar evidências de rachaduras ou outras falhas internas ocultas.
Em testes ultrassônicos, um transdutor de ultrassom conectado a uma máquina de diagnóstico é passado sobre o objeto que está sendo inspecionado. O transdutor é tipicamente separado do objeto de teste por óleo ou por água, como em testes de imersão.
Existem dois métodos de recebimento da forma de onda de ultrassom, reflexão e atenuação.
-
No modo reflexão, o transdutor executa tanto o envio quanto o recebimento das ondas pulsadas à medida que o "som" é refletido de volta ao dispositivo. O ultrassom refletido vem de uma interface, como a parede traseira do objeto ou de uma imperfeição dentro do objeto.
-
No modo atenuação (ou através da transmissão), um transmissor envia ultrassom através de uma superfície, e um receptor separado detecta a quantidade que o atingiu em outra superfície depois de viajar pelo meio.
Consulte um profissional especializado para adquirir maiores informações técnicas.
Postagem criada em: 04/05/2022 - 17:00
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.