Equipamentos para refrigeração ou aquecimento
Os trocadores de casco e tubo são um dos tipos mais populares de trocadores devido à flexibilidade que o projetista tem para permitir uma ampla faixa de pressões e temperaturas. Existem duas categorias principais. Sendo eles:
- Aqueles que são usados ??na indústria petroquímica;
- Aqueles que são usados ??na indústria de energia, como aquecedores de água de alimentação e condensadores de usinas de energia.
Independentemente do tipo de indústria em que o trocador será usado, existem várias características comuns, ou seja, consistem em vários tubos montados dentro de um casco cilíndrico.
Entre as quatro partes principais, podemos citar:
- Cabeçalho frontal - é onde o fluido entra no lado do tubo do trocador. Às vezes é chamado de Cabeçalho Estacionário.
- Coletor traseiro - onde o fluido do lado do tubo sai do trocador ou retorna ao coletor dianteiro em trocadores com várias passagens do lado do tubo.
- Feixe de tubos - compreende os tubos, chapas de tubos, defletores e tirantes, etc., para manter o feixe unido.
- Shell - este contém o pacote de tubos.
O restante desta seção concentra-se em trocadores que são cobertos pelo padrão de norma regulamentadora. Para um serviço normal, um cabeçalho fixo pode ser usado desde que não haja sob tensão devido à expansão diferencial e o lado do casco não necessite de limpeza mecânica.
Lembrando que, uma unidade de tubo pode ser usada para superar problemas de expansão térmica e permitir que o pacote seja removido para limpeza. No entanto, o fluxo em contracorrente só pode ser obtido usando um invólucro do tipo F e a limpeza mecânica do lado do tubo pode ser difícil.
Por fim, ressalta-se que o projeto mecânico de um trocador de calor de casco e tubo fornece informações sobre itens como espessura do casco, espessura do flange e o padrão de vaso de pressão que deve ser seguido, sendo o código mais comumente usado para trocadores de calor e está em 11 seções. Consulte um profissional para maiores informações.
Postagem criada em: 03/02/2022 - 14:37
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