Identifique descontinuidades existentes
O ensaio de partícula magnética, também conhecido como inspeção de partículas magnéticas, é um método de teste não destrutivo (NDT), usado para detectar descontinuidades superficiais ou subsuperficial (próxima à superfície). Este método NDT pode ser usado em metais que podem ser facilmente magnetizados (ferromagnético). Os metais podem ser classificados como ferromagnéticos, paramagnéticos ou diamagnéticos.
-
Metais ferromagnéticos: Metais ferromagnéticos são aqueles, que são fortemente atraídos por um ímã e podem ser facilmente magnetizados. Exemplos de metais ferromagnéticos são ferro, níquel e cobalto.
-
Metais paramagnéticos: Metais paramagnéticos são aqueles que são muito fracamente atraídos por forças magnéticas de atração e não podem ser magnetizados, como aço inoxidável.
-
Metais diamagnéticos: Metais diamagnéticos são aqueles que são ligeiramente repelidos por um ímã e não podem ser magnetizados. Exemplos de metais diamagnéticos são bismuto, ouro e antimônio.
Para realizar testes de partículas magnéticas precisamos magnetizar temporariamente o objeto de teste. A magnetização deve ser temporária por natureza. Para magnetizar a peça de teste, os instrumentos comuns que são usados são;
-
Jugo eletromagnético
-
Ímã Permanente
-
Bobina, entre outros.
Na técnica contínua seca, partículas magnéticas secas são usadas. Estas partículas são aplicadas enquanto a força magnetizadora está em. Os denominados yokes ou prods podem ser usados para gerar a força magnetizadora. Esta técnica é útil para detectar descontinuidades subsuperficial, devido à maior permeabilidade em comparação com as partículas úmidas.
Nos destilados de querosene e petróleo são caros, altamente inflamáveis e possuem problemas relacionados à segurança. No entanto, a água é barata, disponível em abundância e não possui problemas relacionados à segurança, mas pode iniciar corrosão no objeto de teste. Consulte um profissional para saber mais detalhes.
Postagem criada em: 04/05/2022 - 16:43
Veja Também em Nosso Blog
- Processar substâncias a pressões superiores
- Armazenagem, transporte e manipulação de gases
- Equipamento em diversos processos industriais
- Saiba transferir calor entre dois fluidos
- Eficiência e segurança das operações industriais
- Uma redução de custos operacionais
- Componentes essenciais em processos de produção
- Local seguro para cada aplicação
- Tecnologias fundamentais para a gestão industrial
- Utilização de fluidos em condições térmicas
- Controlar a temperatura de máquinas
- Controle térmico de líquidos e gases
- Desempenho adequado em sistemas
- Sistemas de aquecimento e resfriamento industriais
- A recuperação da eficiência térmica
- Necessidades específicas de processos industriais
- Controlando a temperatura dos processos
- Armazenar líquidos ou gases a pressões superiores
- Componente crucial em sistemas de armazenamento
- Armazenar e transportar gases e líquidos
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.