A graxa mineral multiuso é um lubrificante sólido ou semissólido produzido a partir da combinação de óleo (mineral ou sintético), agentes espessantes e aditivos. Saber fazer a escolha certa influencia diretamente a performance das máquinas e dos equipamentos, bem como o ciclo de vida de seus componentes.

Se existe algum ponto de risco ou com dificuldade de acesso, que possa apresentar a possibilidade de algum acidente para o operador, por exemplo, é mais indicado usar a graxa que, devido a suas características, demanda uma frequência menor de troca.

A principal característica está no fato de não corroerem com tanta facilidade como acontece com as graxas de base mineral.

As maiores vantagens aqui estão na grande variedade de aplicação e na gama de diversidade no que diz respeito ao uso em agentes espessantes. Como desvantagem temos a falta de resistência ao atrito em temperaturas mais baixas.

A graxa de silicone, por exemplo, é resistente à agua, e por isso também é conhecida como graxa dielétrica. Ela pode ser aplicada em uma grande variedade de aplicações e tem como função lubrificar e auxiliar no perfeito funcionamento das peças. Este tipo de produto é importante em peças que precisam de movimento suave sem sujar. Além disso, ela também é um selante, pois tem ótima capacidade de vedação.

Os diversos espessantes, como sabão de lítio, complexo de alumínio e sulfonato de cálcio são tratados neste vídeo. Os principais óleos de base sintética, como polialfaolefina, ésteres, silicones e poliglicóis também merecem sua atenção. Não podemos esquecer dos aditivos, inibidores de corrosão, de extrema pressão e dos lubrificantes sólidos, como grafite, bissulfeto de molibdênio e um que confere a coloração branca à graxa, como dióxido de titânio. Consulte um profissional para saber mais.

Postagem criada em: 28/10/2022 - 05:51


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.