Método seguro e não destrutivo para o equipamento:
O ensaio ultrassônico compreende uma série de técnicas que enviam ondas ultrassônicas através de um objeto ou material. Essas ondas sonoras de alta frequência são transmitidas em materiais para caracterizar o material ou para detecção de falhas. A maioria dos aplicativos de inspeção UT usa ondas de pulso curtas com frequências que variam de 0,1-15 MHz, embora frequências de até 50 MHz possam ser usadas. Uma aplicação comum para este método de teste é a medição da espessura ultrassônica, que é usada para verificar a espessura de um objeto, como ao avaliar a corrosão da tubulação.
A inspeção ultrassônica usa um transmissor piezoelétrico conectado a um detector de falhas, que em sua forma mais básica é um receptor de pulso e display de osciloscópio. O transdutor é passado sobre o objeto que está sendo inspecionado, que é tipicamente acoplado ao objeto de teste por gel, óleo ou água. Este couplant é necessário para transmitir eficientemente a energia sonora do transdutor para a peça, no entanto este couplant não é necessário ao realizar testes com técnicas de não contato.
Com o teste de eco de pulso, o mesmo transdutor emite e recebe a energia de onda sonora. Este método usa sinais de eco em uma interface, como a parte de trás do objeto ou uma imperfeição, para refletir as ondas de volta à sonda. Os resultados são mostrados como um enredo de linha, com uma amplitude no eixo y representando a intensidade e distância ou tempo da reflexão no eixo x, mostrando a profundidade do sinal através do material.
O teste de transmissão através de transmissão usa um emissor para enviar as ondas de ultrassom de uma superfície e um receptor separado para receber a energia sonora que atingiu o lado oposto do objeto. As imperfeições no material reduzem a quantidade de som recebido, permitindo que a localização de falhas seja detectada. Consulte um profissional para saber mais.
Postagem criada em: 19/10/2022 - 09:02
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.