Precisão nas medidas. Saiba como:
Um termostato é a aplicação mais conhecida do estresse térmico. Como a palavra implica "Termo" significa temperatura e "estatura" significa estática, o Termostato é um dispositivo usado para regular/manter uma temperatura constante. Eles são amplamente utilizados na construção de vários dispositivos eletrônicos, que vão desde condicionadores de ar até caixa de ferro.
Estresse é a força que age por unidade. A força pode ser de qualquer forma. Quando a força aplicada está na forma de temperatura, o estresse resultante é chamado de estresse térmico. Observa-se quando um objeto se expande ou contrai devido a uma mudança de temperatura. Assim, podemos definir o estresse térmico como: "Estresse causado devido à mudança de temperatura"
Na calibração de medidor de stress térmico, o mesmo é medido usando pés ou medidores. O efeito da temperatura sobre os condutores é vital. Os condutores térmicos se expandem no aquecimento e se contraem no resfriamento.
Considere uma haste de condução térmica, no aquecimento, a haste se expande. A mudança de comprimento será diretamente proporcional à quantidade de calor fornecida e ao coeficiente de expansão térmica.
O termostato usado em uma caixa de ferro contém uma "tira bimetálica". Como o próprio nome sugere, tiras bimetálicas significam, "uma tira metálica composta de dois metais do coeficiente diferente de expansão térmica ligados". Assim, ao fornecer a mesma quantidade de calor dois metais se expandem a uma taxa diferente.
À temperatura ambiente, os pontos de contato continuam em contato físico com tiras bimetálicas. No entanto, no aquecimento, o momento em que a temperatura cruza o limite limiar. A tira bimetálica começa a dobrar. A dobra será maior em direção à tira metálica com um coeficiente inferior de expansão térmica (α). Como resultado, a conexão física com o ponto de contato é cessada. O circuito abre e não haverá mais fluxo de eletricidade/corrente.
O circuito permanece aberto até que a tira bimetálica esfrie e atinja sua forma original. Uma vez que a tira adquire sua forma original, o circuito se fecha, e a corrente flui. O mesmo ciclo será repetido até que a fonte de alimentação seja desligada.
Agora você claramente tem que saber por que sua caixa de ferro liga e desliga por conta própria! Não há nenhuma inteligência envolvida. É apenas uma simples aplicação de estresse térmico.
Postagem criada em: 28/09/2022 - 10:14
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.