Retirada de terra através de uma sonda ou piteira

As estacas Strauss se caracterizam por ser executada enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas. É necessário entender que esta estaca possui o intuito de substituir as pré moldadas, tudo isso pelo fato delas não fornecerem vibrações ao solo ou apresentarem ruídos.

O processo se aplica em solos secos ou, submersos, de média a baixa permeabilidade e que apresentam alguma coesão, que necessitem, entretanto, de um revestimento para impedir o desmoronamento das paredes sob a ação do fluxo de água.

Há diversos solos para este tipo de estaca. Sendo eles:

  •          Solos colapsivos ou de baixa resistência;
  •          Terrenos acidentados ou planos;
  •          Locais que sejam confinados, entre outros.

Lembrando que, a escolha do tipo de fundação que será utilizada em uma obra é de responsabilidade do engenheiro responsável e, para tal, ele sempre levará em conta todas as particularidades de projeto.

Uma das principais, desvantagens reside na relativamente baixa carga nominal da estaca, o que usualmente chega a inviabilizar no caso de obras com cargas mais elevadas, principalmente levando-se em conta os elevados volumes de concreto armado dos blocos de capeamento dos pilares suportados por muitas estacas. 

De forma sucinta, para obras de porte pequeno e médio, fatores tais quais o solo, a área da obra, os custos e prazos devem ser devidamente analisados antes de se optar por este tipo fundação, tendo em vista que a mesma não é recomendada para obras que possuem grande porte.

Diante dos fatos apresentados, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas e profissionais qualificados para tirar todas as suas dúvidas, com presteza e atenção.

Postagem criada em: 08/02/2022 - 23:59


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.