Saiba como preservar os trocadores de calor:

Os trocadores de calor tipo casco tubo são um local comum em todo o mundo da engenharia e são um dos dois tipos mais comuns de trocador de calor; o outro tipo comum é o trocador de placa.

Os trocadores de calor shell e tubo têm um design simples, características robustas e custos relativamente baixos de compra e manutenção. Eles também têm uma taxa de transferência de calor muito alta, embora exijam mais espaço do que um trocador de calor de placa de capacidade de troca térmica semelhante.

Um trocador de calor de concha e tubo consiste em uma série de tubos alojados dentro de um recipiente cilíndrico conhecido como "concha". Todos os tubos dentro da concha são chamados coletivamente de "feixe de tubos" ou "ninho de tubo"). Cada tubo passa por uma série de defletores e folhas de tubo (também conhecidas como "pilhas de tubos"). Uma das folhas do tubo é fixa e uma é livre para se mover, isso permite a expansão térmica à medida que o trocador de calor é aquecido.

O meio fluindo dentro dos tubos é conhecido como o meio "lado do tubo". O meio fluindo fora dos tubos é conhecido como o meio "lado da concha". Cada meio tem uma entrada e uma descarga.

O meio lateral do tubo é geralmente selecionado para o fluido de alta pressão, pois cada tubo pode agir como um pequeno vaso de pressão; também é mais econômico produzir tubos de alta pressão do que produzir uma concha de alta pressão.

Um trocador de calor da concha usa água para resfriar o óleo. O óleo é o meio lateral da concha, enquanto a água é o meio lateral do tubo. O óleo entra pela entrada superior esquerda e flui através do trocador de calor até atingir a descarga inferior direita. A água flui através dos tubos da entrada direita para a descarga esquerda.

Postagem criada em: 14/10/2022 - 15:27


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.