Os separadores de umidade para ar comprimido vem em várias formas e tamanhos, desde um pequeno cilíndrico até um grande vaso de pressão vertical. Às vezes chamado de coletor de umidade, o separador remove apenas água líquida das linhas de ar comprimido. Dentro de um separador, geralmente há defletores de impacto, malha de arame, dispositivos ciclônicos ou elementos filtrantes. Esses recursos forçam o líquido a cair para um ponto baixo no recipiente. Aqui o líquido pode ser drenado.

As duas principais causas para o acúmulo de água em seu compressor de ar são a umidade natural que ocorre durante o processo de compressão e a qualidade do ar que está sendo usado. O sistema de filtragem do seu compressor funciona para separar o ar puro de outros poluentes, incluindo o excesso de umidade. O filtro do compressor retém essa umidade e a armazena até que seja seca ou drenada, levando a um acúmulo natural de água.

Tanto o ar externo quanto o interno contém um certo nível de umidade ou umidade. Esse percentual é influenciado por fatores como:

  • Ar condicionado
  • Água corrente
  • Telhados ou janelas vazando
  • Umidificadores
  • Ventilação deficiente

Lembrando que, existem aplicações que podem tolerar um baixo teor de umidade e não precisam de uma configuração elaborada de secagem ao ar. De qualquer forma, a umidade do compressor de ar em seu tanque e linhas não é ideal, portanto, secar o ar e liberar a água é absolutamente necessário de alguma forma.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas que fornecerão o suporte ideal a sua necessidade.

Postagem criada em: 07/02/2022 - 12:30


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.